Por que a prata escurece?

/
0 Comments

As ligas freqüentemente utilizadas em joalheria são a 950 e 925.

As jóias de prata possuem liga de COBRE, e podem mudar de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). 

É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas, vale lembrar que algumas jóias passam por processo de oxidação química (envelhecimento) forçada já na sua confecção para ter aspecto de relíquia ou seja autentica uma peça artesanalmente feita a mão além de dar charme e identidade a mesma.

Toda oxidação ocorre porque durante o processo de produção da prata ela recebe a liga de cobre para lhe dar solidez. Além disso, a prata é sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária, anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre). Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese também podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata, assim como a própria poluição do ar.

Lembramos que toda a oxidação (escurecimento) é superficial e deve-se a reação de cada organismo em contato com a jóia, "stress", suor ou contato com cosméticos, perfumes, gazes etc. Pessoas que possuem um nível de ácido úrico muito elevado também escurecem fortemente a jóia. 

Nestes casos o ideal seria aplicar um banho de RODIUM sobre a jóia, a fim de evitar ao máximo o contato da prata com o meio externo.


Veja também