Prata e prata italiana
/
0 Comments
A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antigüidade.
Algumas pessoas desinformadas consideram as jóias em prata como semijóias ou bijuterias, o que é um grande erro.
Essa denominação de "semijóia" somente é adequada quando se trata de peças banhadas em prata e não peças maciças. Na verdade, falar em "semijóia" é tão fora de propósito como falar em ovos semi-estragados, mulher semi grávida ou pedras semi preciosas.
A prata possui variadas graduações que indicam o seu nível de pureza.
A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de jóias, a não ser em casos especiais como filigrana. Peças confecciondas com prata 1000 ficam com um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente.
As ligas mais usadas são:
Prata 950 - contém 5% de cobre. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.
Prata 925 - Contém de 7,5% até 8 % de liga de cobre.
Prata Italiana 925 - 7,5 % de liga de cobre : A Prata 925 Italiana se destaca perante todos os outros tipos de prata, pois recebe um polimento diamantado, o que impossibilita sua oxidacão e a deixa um alto brilho de cor mais clara muito próxima da prata 1000.
Prata 90 ou 900 - é a de menor valor. Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.
Diferenciais da Prata Italiana:
Além do seu alto brillho e cor clara intensa, normalmente tem a marcação com a palavra Italy e também 925 gravadas na peça, nem sempre a marcação Italy é item obrigatório, pois como existem várias fábricas grandes e também pequenas quase artesanais (ourives artesões) na região de Milão, nem sempre são marcadas (Italy).É obrigatório e sempre exija o certificado garantia permanente da peça de prata e contra defeitos de fabricação!